sábado, 23 de janeiro de 2010

Pé Grande VS Indústria de Calçados

Foi aberta hoje a minha temporada "caça calçados 2010". Os sapatos que uso para trabalhar já pediram a conta, minha querida papete morreu no final de semana retrasado e chinelo já não tenho há tempos, porque a papete fazia a vez dele.

As decisões para as compras neste fim de semana foram: sapatênis para trabalhar, no lugar dos sapatos convencionais, já que posso ir para a empresa de jeans e camisa e eles são mais confortáveis; uma nova papete, fiel companheira das saídas diurnas de fim de semana; e um chinelo tipo rider (sem ser "de dedo"), para o relax total.

Agora, quem disse que um cidadão que calça 43 consegue ter opções de escolha nas lojas, mesmo varrendo 3 shoppings de São Paulo e uma porção de lojas de rua? De 10 modelos da vitrine, só 1 ou 2 você encontra numeração 43, e pode apostar que eles são os mais feios. Porque é o que sobrou.

Conversando com os vendedores, entendi como é feita a distribuição de um determinado modelo de calçado. O fabricante monta uma grade para vender às lojas, mais ou menos assim:

- número 37 (1 unidade)
- número 38 (2 unidades)
- número 39 (3 unidades)
- número 40 (4 unidades)
- número 41 (4 unidades)
- número 42 (4 unidades)
- número 43 (1 unidade)

Agora eu pergunto: pra que isso? Todas as vezes em que eu vou comprar calçado, tem todos os modelos do número 42, e do número 43 nada! E não é por falta de procura. Todos os vendedores dizem o mesmo: "Tem muita gente que vem procurar calçado desse tamanho e sempre reclama que não tem". Então eu gostaria de entender a conta: é melhor ficar com um monte de 41 e 42 no estoque e não vender tudo, do que vender mais sapatos, papetes e chinelos número 43?

E nós, Homens-Sasquatch, ficamos como? Abaixo o preconceito com os pés-grandes! Coloquem mais números 43 nessas grades aí, pô!

Um comentário:

  1. Que coisa hein! E no meu caso que é ainda pior?
    Eu calço 44, e nem consta esse número aí na relação.

    É um absurdo não encontrarmos calçados nas lojas, e somos obrigados à levar aqueles calçados que não nos satisfazem por não ter a numeração daquele calçado que gostamos.

    Sem comentários!!!

    ResponderExcluir